Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Você quer um animal de estimação ou uma raça?

Dae Galera, hoje vou falar sobre a doação de animais que acontece em diversas cidades e contar uma história do porque do texto de hoje, para começar o texto de hoje vou usar um trecho de uma conversa com uma amiga
Eu: Eu quero um cachorro
Amiga: Adote um cachorro
Eu: Não, eu quero um São Bernardo, não um vira lata
Amiga: Thiago você quer um cachorro ou raça?

Então galera isso aconteceu faz um tempo já, na ocasião nem pensei no que a minha amiga tinha falado. Hoje muito tempo depois estava conversando com a mesma amiga sobre a minha gata que provavelmente esteja prenha e me lembrei dessa conversa.

Essa gata que eu tenho é siamesa, dessas bem comuns que tem em qualquer canto, lembro do dia que a encontrei como se fosse hoje, ela tinha uns dois meses e estava jogada no quintal do vizinho com mais duas gatas, todas pequenas, na chuva, o vizinho estava viajando, se não tivesse encontrado elas com certeza estariam mortas agora. Resolvi ficar com uma e dei as outras duas para duas pessoas que conhecia.

A partir dessa história que aconteceu comigo quero falar com vocês sobre dois temas sobre os animais de estimação.

Primeiro sobre o abandono de cães e gatos recém nascidos, eu tive sorte, pois a minha gata já não mamava mais e não tive problemas com ela, mas muitas pessoas jogam animais em terreno baldio ou na casa dos outros.

Muitas pessoas não sabem, mas existem canis e gatis municipais que recolhem os animais, existem ONGs que recolhem os animais e levam para doação. Se você encontrar animais recém nascidos na rua, terrenos ou em qualquer lugar, não deixe eles lá, leve para a sua casa, alimente eles, cuide deles e ligue para o canil ou gatil da sua cidade.
Porque jogá-los em qualquer canto e esperar que alguém ache ou morra?
Ou
Porque essas pessoas têm animais não castrados se não querem filhotes?
Pode parecer algo sem muita importância, pois é apenas um animal insignificante para o dono, não tem valor comercial, é difícil de achar dono, então eles resolvem se livrar dos animais. Mas poucos sabem que isso é crime e deve ser denunciado, segundo a Lei dos crimes ambientais:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.


§2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Mais informações

Segundo assunto sobre isso são as feiras de doação de animais, os canis e gatis vivem com superlotação por causa de pessoas que preferem uma raça a um animal de estimação, eu já fui assim e muita gente é assim.
Hoje sinceramente não sei a diferença entre meu cachorro de raça para o meu “vira-lata”, os dois são completamente iguais, são brincalhões, animados, parceiros, chatos em alguns momentos, eles são completamente iguais.

As pessoas se importam com a estética dos animais e acham que só por ser de raça é mais bonito ou melhor que um “vira-lata”, essas pessoas com certeza não se importam em ter um animal de estimação, não querem um companheiro, querem apenas ter algo para falar para os amigos, familiares, querem um animal apenas para exibi-lo para os outros.

Se você realmente procura um animal de estimação e não uma raça, se informe sobre feiras de doação na sua cidade, procure canis e gatis que também fazem doação, não custa nada, você vai ter um animal de estimação sem precisar gastar 1000 reais em uma raça.

Espero que todos tenham gostado do texto e que seja útil para as pessoas pensarem um pouco sobre o que querem se é um animal de estimação ou uma raça, e que todos ajudem a diminuir a superlotação nos gatis e canis das cidades, porque enquanto tiver superlotação em canis e gatis existira superpopulação de cães e gatos nas cidades, pois ele não tem como recolher animais se não tem como acomodá-los até ele ser adotado.

Abraços Thiago Ramone.

Um comentário:

Amiga disse...

Obrigada por me ouvir. Vejo q hj vc compreende exatamente o q eu quis dizer aquele dia =)
Q bom, e parabéns por compartilhar essa ideia com mais pessoas!
Texto ótimo!

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::