Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Educação pública: aprendemos algo ou tudo é apenas passatempo obrigatório?

Dae Galera, hoje vou falar sobre a educação pública no Brasil, para começar o texto de hoje vou usar a tradução de um trecho de Another Brick In The Wall, Pt. 2 do Pink Floyd
Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professores, deixem essas crianças em paz

Hoje em dia a educação pública no Brasil esta cada dia pior, muitos colégios não tem vagas suficientes para a quantia de alunos dos bairros, muitos professores não tem um preparo adequado para dar aula, muitas vezes o colégio vira apenas um passatempo obrigatório.

Sei que existem bons colégios públicos, mas a grande maioria é uma merda, existem colégios que faltam carteiras e cadeiras para alunos, existem colégios que faltam livros para os alunos, existem colégios que falta até giz para os professores.

O material didático distribuído na rede pública é uma piada, muitos livros estão atrasado, a metodologia de ensino é errônea, em muitos colégios no ensino médio você é obrigado a comprar livros didáticos ou viver tirando Xerox de apostilas que os professores são obrigados a montar.

Os colégios não têm estrutura para acomodar todos os alunos da sua região, existem muitos alunos e poucas salas de aula, o que gera uma superlotação de alunos na sala de aula, hoje em dia é normal sala de aula com 50 alunos quando o ideal seria a metade. O principal problema em superlotar uma sala de aula é que o professor perde o controle sobre a turma e não tem mesmo como um professor controlar 50 adolescentes onde a maioria não quer nada com nada.

Outro problema muito sério com a superlotação da sala de aula é que existe um número maior de alunos atrasados no conteúdo, alguns por não entender o conteúdo outros por não levarem o estudo a sério, isso faz com que o professor perca muito tempo tendo de revisar o assunto 4 ou 5 vezes para que todos estejam aptos a passar para outro assunto. O problema dessa repetição são os alunos que aprendem com facilidade, pois isso se torna cansativo, estudar 5 vezes o que ele já sabe é cansativo e faz com que aos poucos o aluno vá perdendo o interesse pelos estudos.

Os professores em sua maioria são despreparados, eles não sabem lidar com os adolescentes, não tem controle pelas turmas e o pior é que usam metodologias de ensino errôneas, que você acaba não utilizando em nada a não ser caso faça uma faculdade especifica na matéria de determinado professor que aplica o conteúdo de forma errônea, vou exemplificar para ficar mais fácil o entendimento.
Um professor de física esta ensinando sobre Movimento Uniformemente Variado, ele explica o conteúdo e passa 3 exercícios simples de MUV, em seguida ele passa mais 3 exercícios que você precisa usar formula de bhaskara, a partir desse momento o aluno começa a ter muitas dificuldades.
Então hoje em dia os vestibulares não são mais aquele monte de formulas, matemática e física tem mais conteúdo teórico nos vestibulares e quando têm exercícios práticos eles não são de dificuldade alta.
Então porque o professor continua aplicando essa metodologia de ensino?

Simples, pois quando ele prestou vestibular era assim e a maioria dos professores tem o mal habito de não fazer cursos para se manterem atualizados, então eles continuam ensinando seus alunos como foram ensinados 30 anos atrás.

Juntando esses fatores abordados no texto, o material didático é ruim, os colégios não têm vagas para todos os alunos e nem condições de funcionar bem com os alunos que tem, temos superlotação nas salas de aula e falta de controle dos professores, os professores são despreparados e usam metodologias errôneas.

Podemos chegar à conclusão que para aprendermos no colégio público temos que ir atrás do conhecimento, pois ele raramente chegara se ficarmos parados dependendo apenas das aulas que temos todos os dias. Então hoje no colégio público aprendemos muito pouco e o pouco que aprendemos muitas vezes já está ultrapassado para os concursos e vestibulares de hoje.

Para a grande maioria o colégio hoje não passa de um horário desperdiçado, pois somos obrigados a acordar cedo, ficar 4 horas no colégio e no final das contas aprendemos muito pouco e certamente precisaremos de outras vias para chegar ao conhecimento exigido em concursos e vestibulares hoje em dia, a grande maioria não tem a mínima vontade de procurar conhecimento, então qual a função do colégio?

Espero que todos tenham gostado do texto e que seja útil para refletir sobre como anda o ensino público no Brasil, mais um ano de eleição e será que alguém vai prometer acabar com as esmolas e melhor o ensino público? EU DUVIDO.

Abraços Thiago Ramone.

Nenhum comentário:

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::