Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Especial Política – Parte 4

Dae Galera, como as eleições estão chegando decidi fazer um especial no Blog Ramonices sobre política, toda terça-feira será postado um texto sobre política, esse quarto texto foi escrito pelo Jean Soares, 17 anos, estudante do Ensino Médio, de Curitiba – PR. Continuem mandando seus textos para o e-mail thihxcx@hotmail.com com o texto, seu nome, sua idade, onde mora e sua profissão.

Nosso país tem uma política democrática, como todos sabem. Isso quer dizer que o povo é livre para escolher seu líder que irá comandar seu país por um tempo. Diferente do começo desse modo de política democrática, todos podem votar, homens e mulheres.

Mas, como várias coisas no Brasil, o povo não se importa muito com isso. Alguns até vendem o voto. A verdade é que o povo só se importa com coisas banais, como carnaval, Big Brother Brasil, coisas da mídia ou como no caso desse ano, Copa do Mundo.

Com esse descaso sobre a política, o povo acaba votando em qualquer um, ou naquele mais popular, e isso acaba influenciando em tudo. Na saúde, segurança, mercado de trabalho, educação, economia. E então, vem o povo reclamar dos seus governantes. Mas como podemos reclamar de algo que colocamos no poder?

Infelizmente é realmente isso que acontece, as pessoas pensam mais em quem irão votar no BBB do que quem irá realmente fazer alguma diferença no seu país e consequentemente na sua vida. Sem contar os jovens, que preferem ficar pensando em “colírios” do que começar logo cedo a mudar seu país.

Mas, como sempre, existem os dois lados da moeda. Existem as pessoas que se importam com as eleições, mas infelizmente o governo atual não faz por merecer. Com toda essa corrupção, escândalos e casos sem solução, o governo fica com uma péssima impressão diante da visão do povo. Não é pra menos, nós queremos coisas boas para o país, e não mais coisas ruins.

As pessoas dizem que não existem mais políticos bons. Na verdade, podem até existir, mas a partir do momento que entram no poder eles mudam. Sem contar as pessoas “ridículas” que se candidatam e ganham. Isso mostra o desinteresse do povo. Alguns desses candidatos ganham só por serem famosos ou algo assim.

Existe aquela frase: Não adianta chorar pelo leite derramado.
Essa frase retrata bem o que acontece, as pessoas reclamam e xingam os governantes, mas foram elas que os colocaram lá.

A solução então não é as pessoas deixarem de ver esses programas como BBB ou deixar de aproveitar e gostar do carnaval, mas sim separar um tempo para refletir e analisar bem os candidatos que irão cuidar da nossa nação por um bom tempo. Pois a sua escolha irá refletir no seu bom atendimento em um posto de saúde, na educação dos seus filhos e até um bom emprego para você.

A partir do momento que começarmos a pensar bem nas nossas escolhas, o país mudará.

Espero que todos tenham gostado do texto de hoje e que o Especial Política ajude o povo refletir sobre a importância do seu voto, esse foi o texto do Jean Soares e semana que vem teremos outro texto escrito por vocês.

Abraços Thiago Ramone.

Parte 1
Parte 2
Parte 3

6 comentários:

Nilce disse...

Oi, Tiago

Hj que consegui chegar aqui.
Muito bom esse interesse pela política.
Gostei desse texto. É de jovens assim que o Brasil precisa. Vocês são o futuro, a esperança numa mudança que se faz necessária com a máxima urgência.
"Ah, se todos pensassem iguais a você..."

Seja bem vindo ao meu blog.

Bjs no coração!

Nilce

Cris Medeiros disse...

O problema é que a parte pensante é muito pequena e ela não consegue mudar nada, porque parte "gado" da população detém a maioria dos votos, e elegem Tiririca, Mulher Melão, Romário etc e etc...

Eu pergunto sempre pras pessoas do que adianta eu ficar queimando meus neurônios com política, se no final todos serão reeleitos e a festa vai continuar do mesmo jeitinho... Eu prefiro escolher em silêncio um candidato, votar, mas sei que enquanto o Brasil for alienado, não adianta uma minoria tentar mudar... Em política o que conta é maioria! E a maioria não está interessada em se informar sobre absolutamente nada, exceto futebol e afins...

Beijocas

Anônimo disse...

Bom !! O que falta é esclarecimento na população, não adianta todo mundo ler esse texto ou qualquer outro que fale da política se falta esclarecimento sobre o que os políticos fazem, como eles devem agir, entre outras coisas. Ultimamente - infelizmente apenas em época de eleição - as pessoas tem tomado mais consciência política, porém, não é uma grande massa. Não tenho dados, mas imagino que 90% da população não faça nem ideia do que seja certo fazer no país, acham que é simplesmente pegar uma grana e investir um pouco em tudo e o que sobrar vira salário mínimo. O assunto é MUITO mais complexo.

Thânia Katiuce disse...

A questão política no Brasil é muito mais complexa do que aparenta. Em cinco séculos de história não conseguiram fazer com que a população acreditasse na política, não será agora que isso vai acontecer...rsrs
Mas, a esperança (e a sogra) é a última que morre...rs
Beijos.

Ramonices disse...

Com certeza é complexo e vai muito alem de blogs e textos na internet, mas creio que seja uma otima forma de começar a abrir a mente das pessoas pro assunto.
E como a Thania disse a esperança (e a sogra) é a ultima que morre, enquanto eu ver pessoas interessadas em política, mesmo que sejam poucas, vou continuar fazendo a minha parte na conscientizaçao sobre a política.

Abraços Thiago Ramone.

Ps: Vlw pelo texto Jean :D

diariodumapsi disse...

Ei Ramonice
Obrigada pela visita!
Parabéns pelo post de conscientização política!
Gd beijo

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::