Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Especial Política – parte 2

Dae Galera, como as eleições estão chegando decidi fazer um especial no Blog Ramonices sobre política, toda terça-feira será postado um texto sobre política, esse segundo texto eu vou escrever também, mas os outros são amigos e desconhecidos que vão escrever, continuem mandando seus textos para o e-mail thihxcx@hotmail.com com o texto, seu nome, sua idade, onde mora e sua profissão. Chegaram ótimos textos e irei escolher os melhores e postar no Blog.

Para começar o texto de hoje vou usar um trecho de O Reggae da Legião Urbana
Fazia tudo que eles quisessem
Acreditava em tudo que eles me dissessem
Me pediram pra ter paciência
Falhei
Gritaram: - Cresça e apareça!
Cresci e apareci e não vi nada
No texto passado falei muito sobre o comodismo do povo em preferi a bolsa esmola que trabalha e o mal que isso vai gerar em longo prazo, hoje não vou falar em bolsa esmola, vou usar esse espaço para falar sobre saúde.

Ano passado tive um problema no ombro e fiquei uns seis meses sofrendo com médicos, exames e tudo mais. Existem muitos médicos bons que atendem pelo famoso SUS, mas o problema é a demora para conseguir exames e consultas, no meu problema com o ombro primeiro me consultei com médico particular, depois com médico de plano de saúde, nenhum resolveu nada, descobri que tinha um especialista em ombro e pé que atendia pelo SUS, me consultei com ele e foi quem descobriu o meu problema no ombro, me pediu para fazer fisioterapia e ressonância magnética, algo que é muito caro, fiz pelo SUS depois de muita demora e frescura deles, fiquei uns 20 dias correndo com papelada de um lado para o outro, mas consegui.

A fisioterapia só tinha sessão dentro de um a dois meses. Fiz o exame, estava com o resultado do exame e precisava levar para o médico, teria de espera dois meses para consegui uma consulta para mostrar os exames, final das contas eu desisti de ir ao medico, deixei o ombro como estava, mesmo incomodando às vezes.

O ponto que quero chegar com isso que aconteceu comigo é que se fosse alguma coisa grave, eu poderia estar morto agora por causa da demora das consultas, hoje você chega ao posto de saúde e ta cheio de pessoas, demora horas para você ser atendido, muitas vezes pega médicos ruins ou médicos fora da área que você precisa.

Então me pergunto
Porque ter sistema de saúde público se não funciona? Só para dizer que fez algo?
Eu costumo dizer que temos duas formas de morrer quando estamos doentes, a rápida e a lenta, a rápida você vai até uma avenida movimentada e se joga na frente de um caminhão, de um ônibus e pronto, a lenta você vai até o posto de saúde mais próximo e espera alguns meses doente que você morre do mesmo jeito.

Parece piada, mas não é. Hoje em dia o sistema único de saúde não funciona, melhor nunca vi funcionar, se você tem uma doença e não tem risco de morrer, vai para o posto de saúde, vai demora, mas vai ser curado.

Agora se você tem uma doença e corre risco de morrer, vai ter que vende casa, mãe, irmão, tia, avó, o que tive para pagar um médico particular caso contrario nos encontramos no paraíso.

Outra coisa que já me tirou noites de sono por problemas na minha família é o maldito plano de saúde particular, quem me conhece sabe que meu irmão tem diversos problemas de visão, lembra o que passei anos atrás quando ele precisou de uma válvula no olho para controlar o glaucoma, impressionante que hoje estamos na mesma situação de alguns anos atrás.

Ele precisa da válvula para ontem, pois a que esta no olho dele é muito pequena e não da conta de controlar a pressão do olho, o plano de saúde disse que não cobre a válvula porque ela é importada, então temos que se vira para juntar dinheiro, não é uma quantia pequena, pelo menos para a gente, pelo SUS deve demorar quase um ano para conseguir a válvula, se ele continuar alguns meses assim corre o risco de ficar cego.

Então podemos chegar à conclusão que no Brasil é melhor você não ficar doente, porque sistema público não funciona, sistema pago funciona quando quer, e os que deveriam estar nos representando em Brasília, que teriam que estar lutando pelos nossos direitos prefere nos roubar.

Espero que todos tenham gostado do texto de hoje e que o Especial Política ajude o povo refletir sobre a importância do seu voto, peço desculpas a quem mandou os textos, semana que vem começo a postar os melhores no blog.

Abraços Thiago Ramone.
Obs: Acabei de chegar do posto de saúde e tenho uma curiosidade para completar o texto, me consultei com o medico que estava atendendo todo mundo e ele me receitou duas injeções, não lembro o nome dos medicamentos, fui para a sala de aplicação de medicamentos e a enfermeira era uma amiga da minha mãe, conversamos um pouco e chegamos a conclusão que o medico tinha me receitado muito medicamento, optamos por tomar apenas uma das duas injeções, a mais fraca. Com isso podemos ver a base dos médicos do nosso sistema único de saúde (SUS) onde o médico me receitou medicação a mais do que a quantia necessária. Sei que não são todos os médicos do SUS foi apenas um, mas como tinha comentado no texto, podemos pegar um ótimo médico ou um péssimo médico.
Parte 1

Nenhum comentário:

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::