Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Todos nós somos iguais!

Dae Galera, hoje vou escrever sobre algo que eu presenciei segunda-feira e foi no mínimo revoltante o que aconteceu, para começar o texto de hoje uso a tradução de um trecho de Poison Heart dos Ramones
Eu só quero ir embora deste mundo
Pois todos têm um coração envenenado

Então segunda-feira de manhã era por volta de 11h45min estava voltando para casa com um amigo e de repente um morador de rua chegou e pediu um trocado para comprar algo para comer e rolou o seguinte dialogo
Morador de rua: Cara você não tem um real para eu comprar algo para comer?
Eu: Para comer mesmo?
Morador de rua: Sim, é para comprar comida!
Amigo: Então vamos até a lanchonete ali e eu compro algo para você comer.
O morador de rua foi conversando com a gente até a lanchonete, no meio do caminho eu acendi um cigarro e ofereci um para ele, ele recusou e falou
Seu eu fumasse ou bebesse já estaria morto, desde ontem de tarde vocês foram os únicos que me ofereceram algo para comer, não consegui nem um real desde ontem de noite.
Isso bateu na alma, mas o pior ainda estava por vir. Entramos na lanchonete, dessas que tem 500 pela cidade, eu e meu amigo ficamos no meio da lanchonete em pé esperando ele pedir o que queria para comer e beber, o atendente veio até nós perguntar o que a gente queria ignorando ele só porque era morador de rua. Olhei para o atendente e disse
Eu: Atende o senhor ali, ele ta esperando
Atendente: Depois eu dou uns trocados para ele, o que vocês querem?
Eu: A gente queria pagar uma refeição para ele, porque ele esta com fome e mora na rua, mas vamos procurar outra lanchonete para comprar algo para ele.
O atendente ficou com uma cara de idiota, não sabia o que falar, chamei o rapaz e fomos até outra lanchonete, que por sinal era bem melhor, ele foi atendido como qualquer outra pessoa, independente de suas roupas rasgadas, de estar sujo e de ser morador de rua.

Fiquei muito mal com essa situação, pois todos nós somos iguais, ele pode morar na rua, pode andar com roupas rasgadas, pode estar sujo, mas ele continua sendo uma pessoa como eu, você ou qualquer um. Hoje vivemos de aparências e as pessoas esquecem que estamos muito alem de nossos bens materiais ou do que aparentamos ser.

Conversamos muito com o morador de rua e ele nos disse que isso é muito comum acontecer isso com ele, que aonde ele chega já dizem que não tem dinheiro mesmo antes dele falar algo, fiquei com isso fixado na minha mente, é triste ver pessoas que perderam tudo e que estão sendo tratadas como animais por estarem morando na rua. O rapaz nem sabia que existia albergue na cidade, então lhe passamos o endereço, demos 10 reais para ele pegar o ônibus e ir até lá.

Sei que pode parecer que fizemos pouco para alguns ou que fizemos muito para outros, mas para mim fiz o possível, eu estava sem dinheiro e meu amigo tinha apenas 20 reais na carteira, mas pelo menos agora ele sabe que tem um lugar onde vai receber refeições, vai receber roupa, vai poder tomar banho e poder dormi sem ser na rua.

Espero que todos tenham gostado do texto e que seja útil para refletirem um pouco sobre essas pessoas que estão na rua, sei que existem muitos que estão por causa de bebida e drogas, mas existe gente que simplesmente tomou um tombo da vida e não conseguiu se levantar. Essas pessoas podem estar na rua, usarem roupas rasgadas, estarem sujos, mas nunca vão deixar de ser pessoas e devemos tratá-las como tratamos qualquer outra pessoa e não como animais.

Abraços Thiago Ramone.

Nenhum comentário:

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::