Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bullying

Dae Galera, hoje vou falar sobre bullying, para quem não conhece bullying é um termo em inglês usado para descrever ações repentinas com a intenção de machucar o outro seja verbalmente ou fisicamente. Começo o texto de hoje com a tradução de um trecho da musica Poison Heart dos Ramones.

Eu só quero ir embora deste mundo
Pois todos têm um coração envenenado


Um amigo sugeriu o assunto e achei uma boa dica. Para quem não sabe o bullying é mais praticado em colégios por adolescentes, é um assunto que deveria ser tratado com muita seriedade pelos pais das crianças que praticam bullying. Lembrando que o bullying não tem idade para ser praticado e muitos adultos praticam disso até mesmo em empresas onde trabalham. O texto será voltado para o bullying nos colégios.

Mas para muitos pais isso não passa de uma brincadeira, coisa de criança, mas será que os pais sabem realmente como a criança que sofre bullying se sente ou se leva isso como uma simples brincadeira de criança? Acredito que os pais na maioria das vezes não têm controle sobre seus filhos e acabam mascarando a situação, dizem que não passa de uma brincadeira entre crianças para não falarem que não tem mais nenhum controle sobre seus filhos.

Isso é uma coisa muito seria, eu quando estudava também sofri muito bullying, eu era odiado por colegas, sempre era motivo de piada e por muitas vezes queriam bater em mim. Isso afetava muito o meu relacionamento com os colegas no colégio, mas por outro lado me ajudou muito, pois ao poucos fui aprendendo a lidar com as situações, a ignorar as provocações e comecei a fazer amizade com pessoas que realmente mereciam a minha companhia.

Mas nem todas as crianças tem a sorte que eu tive, nem todas as crianças conseguem agir nessas situações e isso afeta muito na vida da criança, tanto no colégio como na vida pessoal, a criança começa a se afastar das outras crianças, começa a ir mal no colégio, não tem mais interesse em estudar. Isso pode trazer conseqüências irreversíveis para a criança, pode deixar a criança com sérios problemas para se relacionar com outras pessoas.

Sei que pode parecer muito divertido zombar de seus colegas no colégio, mas é divertido quando zombam de você? Sem contar que muitas vezes as “brincadeiras” evoluem para violência e ai a situação é mais grave, pois a criança perde todo o interesse em fazer novas amizades, em ir ao colégio, a criança tenta se isolar e começa a acreditar que o problema esta nela.

Como tem muitos adolescentes que visitam o blog, esse trecho é especialmente para vocês, se você faz isso com seus colegas pare, fazer brincadeiras, piadas, são legais até certo momento, quando as brincadeiras passam a ser ofensas significa que já passou do limite a muito tempo. Se você tem amigos ou colegas que sofrem bullying no colégio, avise professores, orientadores e até mesmo os pais de seu colega, pois a criança que sofre com isso muitas vezes tem medo de contar para alguém e ser motivo de novas piadas.

Lembre-se galera, isso não é legal, é um assunto muito serio. Essas coisas podem afetar e muito na vida de uma pessoa. Espero que tenham gostado do texto e que seja útil para vocês refletirem sobre o assunto.

Abraços Thiago Ramone.

Um comentário:

Nariene disse...

Oie Thiago...gostei mto deste seu texto em particular. Eu tbm sofri com o bullying na escola, praticamente durante toda a fase escolar. E assim como vc, consegui ignorar, mas não foi fácil. E consegui superar, ainda bem, mas nem todos tem a msm sorte...infelizmente...

Continue assim lindo, com os seus textos, fazendo com que as pessoas enxergem coisas que não conseguem ver ;)

Beejooos

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::