Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito...

Dae Galera, essa semana estava conversando com um amigo sobre as cotas raciais e decidi falar sobre racismo e preconceito, para começar o texto de hoje vou usar um trecho de Homem Verde do Nosux
O homem verde virou as costas, disse que aqui não ia ficar, onde a imagem e a aparência sempre estão em primeiro lugar.
Mas não sabia que existia preconceito e ignorância por sua cor ser diferente das dos terráqueos q aqui habitam.

Para mim as cotas raciais são maior forma de expressar o preconceito, é o mesmo que dizer que o negro não tem a mesma capacidade do branco, que o negro é pior e que precisa ter um número x de vagas apenas para eles, quando todos somos iguais e capazes, todos temos a mesma capacidade e a única coisa que diferencia em entrar na faculdade ou não é a força de vontade e dedicação de quem esta querendo entrar, independente de ser branco, negro, índio ou qualquer outra coisa.

Entendo que muitas vezes nem todos tem as mesmas oportunidades, que o nível financeiro é diferente, que alguns têm mais oportunidades e outros não tem nenhuma oportunidades, mas a partir do momento que decidimos lutar pelo o que queremos chegamos a onde queremos, não existe limites quando lutamos pelo o que queremos.

O Brasil é o país que mais existe diversidade racial, cultural e religiosa, todos temos descendência de africanos, asiáticos, europeus, etc., mas mesmo assim existem muitas pessoas que não aceitam pessoas de outras raças, culturas ou religiões, isso só acontece porque as pessoas são extremamente ignorantes.

Somos mais do que aparentamos ser por fora, independente de raça, cultura, religião, situação financeira, somos pessoas, temos nossos valores e jamais seremos algo além do que somos lá dentro, podemos aparentar ser uma coisa e ser outra totalmente diferente, então porque julgar as pessoas da forma mais superficial que existe? Porque existe tanto preconceito?

Simples, as pessoas não se importam com nada, as pessoas acham que são as donas da verdade, as pessoas não se preocupam com nada além do seu bem estar, o mundo tem que girar em torno delas e do que agradam elas, as pessoas são ignorantes, as pessoas não param um minuto para pensar e principal as pessoas não tem o habito de questionar as coisas, elas aceitam tudo que lhe é imposta independente do que seja, independente de ser certo ou errado.

Espero que todos tenham gostado do texto e que sejam úteis para as pessoas refletirem sobre o assunto, as pessoas são mais do que a visão externa que temos, jamais podemos esquecer que independente de como a pessoa seja, ela ainda é um ser semelhante a nós, temos que aprender a aceitar todos como eles são, independente de raça, cultura, religião e situação financeira.

Abraços Thiago Ramone.

Um comentário:

Nilce disse...

Concordo com você Thiago.
Só consigo ver mais preconceito quando se estipula cotas para raças. Raças? Não estamos num pet. Tratamos de pessoas.
Se falássemos em melhorar o Ensino Público para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, ainda vá. Mas cotas?
Inaceitável.

Bjs no coração!

Nilce

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::