Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro

Antes de começar o texto eu gostaria de agradecer a todos que mandaram email reclamando do Blog acabar, ainda mais sendo primeiro de abril, parabéns para quem percebeu a brincadeira e lembrou-se do dia da mentira, mas vamos ao que interessa...

“Você tranca a porta
E joga a chave fora
Há alguém em minha cabeça, mas não sou eu
E se a nuvem explodir, trovejar em seu ouvido
Você grita e ninguém parece ouvir
E se a banda em que você está começar a tocar melodias diferentes
Eu te verei no lado escuro da lua”
                                                                Brain Damage – Pink Floyd

Não teria como escrever algo hoje e não falar sobre a tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro, mas posso garantir que a minha visão sobre tudo que aconteceu vai além do que todos imaginam e principalmente vai contra o que todos estão falando e sentindo, gostaria de avisar que não estou defendendo o rapaz e que não precisa concordar comigo, apenas tente ver tudo de uma forma diferente.

Tudo que li sobre o rapaz me leva a crer que ele tinha sérios transtornos psicológicos e que isso não foi um caso de uma pessoa em um dia de tédio sem nada para fazer que decidisse ir a um colégio e matar 13 crianças, por mais que pareça estranho e difícil para vocês entenderem, eu tenho dó do rapaz, como tenho dó da família das vitimas, como tenho dó dos professores e família dos outros alunos, o que ele fez foi muito forte, todos sentimos revolta pelo fato, mas não creio que seja o sentimento correto.

Que já conviveu com pessoas que tem transtornos psicológicos, desde os mais leves ao mais graves, sabe do que estou falando, a pessoa quando esta com algum transtorno psicológico não têm consciência das suas atitudes, ela vive em mundo paralelo que só existe em sua mente, onde nada faz sentido para nós, mas para elas tudo é real, é difícil compreender o que uma pessoa assim passa todos os dias se não convivemos com elas, mas eu tenho experiências dentro da família que me permitem afirmar que a pessoa com um transtorno psicológico não tem consciência das suas atitudes.

Para quem não sabe minha mãe já teve dezenas de crises de transtorno bipolar, uma doença que considero “leve”, e quando isso ocorre ela vai para um mundo que só existe na cabeça dela, ela faz coisas que não consideramos normais, também teve o caso do meu avô que se suicidou em uma crise de transtorno bipolar, como tem o tio de um amigo que quase matou a família toda em uma crise de esquizofrenia e ao ver o que aconteceu hoje fiquei revoltado e depois de ler algumas coisas sobres o rapaz e a carta que ele deixou fiquei com dó dele.

Antes que achem que sou louco e doente, eu digo que estou com dó dele porque no lugar dele poderia ser minha mãe, no lugar das crianças poderia ser eu e meu irmão, porque quem convive com isso dentro de casa sabe o risco que é, tanto que em uma das crises da minha mãe ela parou de dar os remédios para meu irmão e começou a dar leite com mel para ele, dizendo que isso ia curar ele, você deve estar rindo ou se perguntando que perigo tem nisso, realmente não teve perigo, mas ela poderia ter dado veneno de rato para meu irmão, poderia ter dado outros remédios para meu irmão ou qualquer outra coisa e a sorte que foi apenas leite e mel e principalmente que os remédios que meu irmão tomava era para a artrite e não para o coração ou qualquer outra doença mais forte.

Novamente não estou dizendo que isso foi normal, que ele é inocente, que o governo não tem culpa da falta de segurança nos colégios, que ninguém teve culpa, apenas estou dizendo que temos que ver o outro lado também, porque por mais bárbaro que seja a atitude, ele poderia estar agindo inconscientemente, pois como já disse isso poderia ter acontecido dentro da minha casa, como já aconteceu dentro da casa de outras famílias, não quero defender ele e nem tentar amenizar o fato ocorrido, mas temos que ter o mínimo de discernimento para analisar a situação, não apenas aceitar tudo que a mídia sensacionalista nos vende, pois ninguém sabe o que esse rapaz estava vivendo e nem o que passava na cabeça dele para crucificar ele como estão fazendo por aí.

Força para as famílias das vitimas, para os alunos do colégio, para os professores e para a família do rapaz, espero que todos consigam superar o momento e retornar a suas vidas, que Deus abençoe a todos os envolvidos nessa tragédia, não posso me esquecer de parabenizar o policial que evitou que a tragédia fosse maior ainda, um verdadeiro herói, parabenizar todas as pessoas que estiveram ajudando as crianças desde médicos até moradores, mas também gostaria de pedir pensem um pouco antes de crucificar o rapaz, pois se ele estava com algum transtorno psicológico, algo que creio que seja real, não temos o direito de julgá-lo.

"A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados, realinhados, e manobrados. "


E não esqueçam, somos os seres racionais que ainda agimos pela emoção em vez da razão!

Abraços Thiago Ramone.

Nenhum comentário:

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::