Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nikola Tesla: O gênio esquecido...


“As cercas que você não pode escalar
As sentenças que não rimam
Em tudo que você pode mudar
O que você está procurando
E isso te deixa pra baixo
Isso te deixa pra baixo
Não há faísca
Nenhuma luz na escuridão”
                                   Analyse – Thom Yorke

Como disse no ultimo texto a minha vida tomou um novo rumo e isso me levou a aprofundar-me novamente na física, com isso tive que desenferrujar algumas coisas e rever alguns assuntos que fazia tempo que não lia, me deparei com Nikola Tesla, novamente, mas diferente do passado, quando li sobre Tesla e simplesmente deixei passar batido, pois eletricidade não era a minha área, dessa vez eu me aprofundei no assunto, pois estou participando de um projeto de energia limpa. Senti-me na obrigação de escrever sobre Nikola Tesla porque ele foi o maior inventor que passou por esse mundo e é pouco reconhecido pelas suas invenções.

Quando falamos de eletricidade a primeira pessoa que vem a nossa mente é Thomas Edison ou quando falamos em rádio a primeira pessoa que vem a nossa mente é Marconi, mas poucos sabem e a maioria nem imagina que o responsável pela a eletricidade que usamos, pelas lâmpadas que usamos e sem contar outras coisas que usamos no dia-a-dia são invenções de Nikola Tesla, Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente que gera pouca luz e muito calor enquanto Tesla inventou a lâmpada fluorescente que gera mais luz e menos calor. Marconi inventou o rádio utilizando 17 patentes de Nikola Tesla, alguns livros e sites dizem que foram 19 patentes, não sei qual está realmente certo.

Nikola Tesla inventou o motor de indução que utilizamos hoje em diversas coisas, Tesla já tinha estudos sobre o radar 17 anos antes do mesmo ser inventado, fez seus primeiros experimentos com raios-X 8 anos antes do mesmo ser inventado, descobriu a transmissão de energia sem fio, sem contar outras inúmeras invenções. Mas o seu único erro foi ter trabalhado para Thomas Edison, pois assim conseguiu uma grande rivalidade com Edison.

Quando Tesla trabalhou para Edison, foi contratado para melhorar os seus geradores de corrente continua e foram prometidos a Tesla 50 mil dólares, ao terminar o serviço Tesla foi cobrar Edison e ele se recusou a pagar, Tesla deixou de trabalhar para Edison e começou a realizar trabalho braçal. Depois disso Nikola Tesla inventou a corrente alternada, essa que usamos todos os dias em nossas casas, e Thomas Edison fez de tudo para evitar que essa fosse utilizada, chegando ao ponto de eletrocutar animais em praças utilizando a corrente alternada, pois Edison comercializava a corrente continua.

Alguns livros dizem que Edison vivia para sabotar Tesla e seus experimentos, teoria na qual creio que seja real, outros livros dizem que isso não passa de um mito, mas o que realmente interessa é que a visão de Nikola Tesla estava 100 anos a frente do seu tempo, ele queria transmitir energia sem fio e de graça, a todas as pessoas em qualquer parte do mundo, mas é claro que o mundo não estava e não esta preparado para a genialidade de Nikola Tesla, pois vivemos em um mundo onde o que realmente importa é o dinheiro e nada mais.

Nikola Tesla acabou por falecer em 7 de janeiro de 1943, aos 87 anos, sem dinheiro, vivendo em um quarto do hotel New Yorker que ele dividia com um bando de pássaros, seus únicos amigos, palavras dele mesmo, morreu sendo considerado como um louco e não como um gênio que realmente foi e hoje 68 anos depois de sua morte ainda custa para muitos reconhecer a sua genialidade, o que prova mais uma vez que ele estava a frente do seu tempo e que está a frente do nosso tempo.

O único motivo que me levou a escrever esse texto sobre Nikola Tesla, reconheço que o texto ficou muito superficial e a intenção era apenas lembrar as pessoas de quem foi Nikola Tesla, foi que hoje estamos procurando novas formas de energia, estamos em uma corrida para não destruir nosso planeta e todas as pesquisas nos levam a Nikola Tesla, lembrando que já no seu tempo, quando havia uma grande exploração de carvão e inicio da exploração do petróleo Tesla já havia avisado a humanidade que os recursos iriam acabar e que as próximas gerações sofreriam conseqüências por causa desse excesso, que deveríamos explorar outras formas de energia limpa e renovável, mas ignoramos o gênio e julgamos ele como louco, hoje sentimos na pele o erro que cometemos.

Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim.”

Não sonho em obter fama, não sonho em ficar rico, não sonho em salvar a humanidade, apenas luto todos os dias para dar o melhor de mim e usar o meu dom para me tornar um louco que ira morrer sozinho em um quarto, o legado que pretendo deixar ao mundo está acima de qualquer invenção, está acima de qualquer riqueza, está acima de qualquer reconhecimento, o único legado que pretendo deixar é um pouco de conhecimento e raciocínio para as próximas gerações, assim evitando que continuem cometendo os mesmos erros do passado.

Abraços Thiago Ramone.

Nenhum comentário:

 
© 2010 Ramonices - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::